Do natural ao construído: proposta para estimar acúmulo de calor em metrópoles

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2021-5013

Palavras-chave:

urbanização, climas urbanos, acúmulode calor, Recife

Resumo

A transformação de um ambiente natural em um ambiente construído ocasiona a formação de diferentes climas urbanos, de acordo com geometria urbana, materiais e atividades. O objetivo deste artigo é apresentar uma metodologia para se estimar o acúmulo de calor em recintos urbanos, considerando a influência de dez fatores climáticos, avaliados através de uma escala graduada em cinco níveis: acúmulo de calor negativo, nulo, baixo, médio e alto, podendo chegar a um total de seis graus positivos (+6,0 °C), em relação àquele valor verificado na estação meteorológica de referência. A aplicação dessa metodologia, desenvolvida a partir de pesquisas diversas, poderá embasar comparações entre metrópoles e orientar intervenções que visem à satisfação do usuário, à eficiência dos espaços e à sustentabilidade ambiental.

Biografia do Autor

Ruskin Freitas, Universidade Federal de Pernambuco

Ruskin Fernandes Marinho de Freitas - possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e estágio de doutorado na Faculdade de Marseille-Luminy - França. Desde 1996, é professor da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano. Tem experiências e publicações sobre planejamento urbano e regional, conforto ambiental e sobre arquitetura e urbanismo bioclimáticos.

Jaucele Azerêdo, Universidade Federal de Pernambuco

Jaucele de Fátima Ferreira Alves de Azerêdo - possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (2000), Diploma em Estudos Aprofundados em Villes Et Sociétés - Institut National Des Sciences Appliquées de Lyon (2004), mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2011) e doutorado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Atualmente, é professora Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente na área de conforto ambiental - térmica, lumínica e acústica.

Publicado

2020-12-03

Como Citar

Freitas, R., & Azerêdo, J. (2020). Do natural ao construído: proposta para estimar acúmulo de calor em metrópoles. Cadernos Metrópole, 23(50), 331–354. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2021-5013