Em torno da questão da “Conexão Eleitoral”: geografia do voto e produção legislativa de deputados estaduais votados na Região Metropolitana de Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.1590/2236-9996.2021-5106Palavras-chave:
política subnacional, democracia representativa, gestão metropolitana, geografia do voto, conexão eleitoralResumo
O trabalho tece reflexões sobre a geografia do voto das eleições de 2006 para deputados estaduais, em Minas Gerais, considerando o perfil da representação dos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A hipótese considerada é que as Regiões Metropolitanas seriam sub-representadas nos Legislativos, dado o seu alto grau de competição eleitoral, em relação ao restante dos municípios. As estratégias eleitorais dos candidatos privilegiariam a atuação nos municípios não metropolitanos, que ofereceriam maiores chances de maximização de votos. São utilizadas informações georreferenciadas ao nível dos locais de votação. Definidos os padrões de votação, os mesmos são relacionados com a as características da trajetória de carreira e a produção legislativa dos deputados, visando testar algumas hipóteses, especialmente da conexão eleitoral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista não tem condições de pagar direitos autorais nem de distribuir separatas.
O Instrumento Particular de Autorização e Cessão de Direitos Autorais, datado e assinado pelo(s) autor(es), deve ser transferido no passo 4 da submissão (Transferência de Documentos Suplementares). Em caso de dúvida consulte o Manual de Submissão pelo Autor.
O conteúdo do texto é de responsabilidade do(s) autor(es).