Financeirização imobiliária em dois momentos: da produção à ocupação via proptechs

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2022-5305

Palavras-chave:

proptechs, investimento imobiliário, virtualização, financeirização, produção imobiliária

Resumo

Na última década, proliferaram modelos de negócios imobiliários globais substitutivos da tradicional relação proprietário-locador intermediada por empresas locais. O objetivo deste artigo é analisar como a produção imobiliária é transformada pelo capital financeiro sob a perspectiva dos produtos imobiliários direcionados a investidores com locação comercializada em plataformas digitais. Metodologicamente, a investigação qualitativa segue a “trilha do dinheiro” que financia as startups do setor imobiliário, conhecidas como proptechs, de modo a identificar os agentes financeiros envolvidos. Os resultados apontam que a financeirização imobiliária, além de continuar a ocorrer na construção e na incorporação, avança para a ocupação via empresas permeadas pelo mercado de capitais. Conclui-se que os negócios imobiliários se complexificam em quatro ondas: financeirização, financeiro-desburocratização, financeiro-virtualização e, por fim, financeiro-virtualização compartilhada da ocupação imobiliária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael Kalinoski

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Escola de Belas Artes, Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana. Curitiba, PR/Brasil.

Mario Procopiuck

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Escola de Belas Artes, Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana. Curitiba, PR/Brasil.

Publicado

2021-11-26

Como Citar

Kalinoski, R. ., & Procopiuck, M. . (2021). Financeirização imobiliária em dois momentos: da produção à ocupação via proptechs . Cadernos Metrópole, 24(53), 119–146. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2022-5305