O galpão logístico e a financeirização urbana: da flexibilidade produtiva ao imobiliário

Autores

Palavras-chave:

indústria, logística, imobiliário, financeirização, metrópole

Resumo

Em meio às transformações na (re)produção da metrópole, em razão da reestruturação produtiva e imobiliária, o galpão logístico emerge como expressão de ambas, tanto é parte das alterações na organização da empresa capitalista como é um novo produto imobiliário alinhado à demanda de grandes varejistas e do comércio digital, envolvendo agentes financeiros e imobiliários em múltiplas escalas, do local ao global. Um fenômeno que invadiu a cidade de Cajamar e a transformou no principal polo logístico da RMSP. O nosso objetivo é, a partir do caso de Cajamar, explorar a gênese dessa nova mercadoria imobiliária, suas formas específicas de propriedade e de circulação, sua modelagem como produto e sua forma de inserção no espaço.

Biografia do Autor

Alexandre Mitsuro da Silveira Yassu

Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território. São Bernardo do Campo, SP/Brasil.

Downloads

Publicado

2021-11-26

Como Citar

Yassu, A. M. da S. . (2021). O galpão logístico e a financeirização urbana: da flexibilidade produtiva ao imobiliário. Cadernos Metrópole, 24(53), 257–281. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/56540