A reinvenção globalizada dos territórios criativos: do contexto global ao nacional

Autores

Palavras-chave:

implicações nacionais, trajetórias globais, territórios, economia criativa

Resumo

O presente artigo debate como a economia criativa, fenômeno econômico do final do século XX, que utiliza as forças da cultura atrelada a tecnologia e inovação, está reconfigurando os espaços das cidades. Para analisar tais desdobramentos nos territórios urbanos, este estudo traçará um paralelo histórico do contexto global ao nacional, analisando como tais ações ocorrem, configurando a dinâmica global dos “territórios criativos”. Nesse sentido, o cenário brasileiro da economia criativa também é problematizado, tanto do ponto de vista institucional como do territorial. Por fim, o artigo busca compreender e refletir qual é a importância da economia criativa dentro das discussões atuais sobre o desenvolvimento dos territórios urbanos, em particular metropolitanos, e entender as perspectivas e os conflitos que ela determina nessas localidades

Biografia do Autor

Caio Cesar Marinho Rodrigues de Souza

Universidade Federal do ABC, Bacharelado em Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. São Bernardo do Campo, SP/Brasil.

Gerardo Silva

Universidade Federal do ABC, Bacharelado em Planejamento Territorial, Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território. São Bernardo do Campo, SP/Brasil.

Downloads

Publicado

2021-11-26