Favela olímpica e pós-olímpica: dinâmicas demográficas e no mercado imobiliário do Vidigal

Autores

Palavras-chave:

gentrificação, dinâmicas imobiliárias, dinâmicas demográficas, megaeventos, favelas

Resumo

Neste artigo, lançamos um olhar atualizado sobre as novas dinâmicas demográficas e imobiliárias instauradas na favela do Vidigal, Rio de Janeiro, dentro do que chamamos aqui de período olímpico (2007-2016) e pós-olímpico (2016-2018). Apoiados em uma amostra probabilística sistemática de questionários semiestruturados aplicados a 364 domicílios, analisamos os impactos desse período no perfil socioeconômico da população dessa favela e no mercado imobiliário local, avaliando em que medida esses impactos permaneceram ou não após o fim do período de megaeventos. Como resultado, apontamos para a formação de um novo fluxo migratório em direção a essa favela após a sua pacificação, fluxo este que apresenta sinais de retração após o fim do período de megaeventos.

Biografia do Autor

Nayana Corrêa Bonamichi

Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. São Paulo, SP/Brasil.

Publicado

2021-11-26

Como Citar

Bonamichi, N. C. . (2021). Favela olímpica e pós-olímpica: dinâmicas demográficas e no mercado imobiliário do Vidigal. Cadernos Metrópole, 24(53), 387–407. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/56549