Segregação residencial e reprodução das desigualdades socioespaciais no aglomerado urbano de Brasília

Autores

  • George Alex da Guia
  • Lúcia Cony Faria Cidade

Palavras-chave:

aglomerado urbano de Brasília, segregação residencial, tipologia sócio-ocupacional, políticas territoriais

Resumo

Com a proximidade das comemorações dos 50 anos de transferência da capital federal para o Planalto Central, o Aglomerado Urbano de Brasília vem ganhando importância no cenário econômico nacional, convivendo com um impasse entre crescimento demográfico, políticas territoriais desarticuladas e uma forte influência do Estado na estruturação socioespacial. O objetivo deste estudo é analisar os padrões de segregação residencial com foco no contexto socioeconômico e nos padrões de distribuição espacial dos grupos sociais. No quadro de uma economia terciária ampliada, observou-se a consolidação de um gradiente social, descendente do centro para os núcleos periféricos, destacando-se uma intensa relação entre posição social, acesso a bens e serviços e tipo de emprego.

Biografia do Autor

George Alex da Guia

Arquiteto e Urbanista. Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do Ministério da Cultura. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Lúcia Cony Faria Cidade

Arquiteta. Universidade de Brasília. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Downloads

Como Citar

Guia, G. A. da, & Cidade, L. C. F. (2011). Segregação residencial e reprodução das desigualdades socioespaciais no aglomerado urbano de Brasília. Cadernos Metrópole, 12(23). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5928