Efeito metropolitano e cultura política: novas modalidades de exercício da cidadania na metrópole de Lisboa

Autores

  • Manuel Villaverde Cabral

Palavras-chave:

cidadania, cultura política, metrópole, efeito metropolitano

Resumo

Desde o final do século passado vem se falando de um desengajamento em relação à democracia. Na realidade, não se trata de desencanto com os valores democráticos, mas sim com o desempenho da classe política e dos atuais regimes representativos. O autor tem estado envolvido numa pesquisa sistemática sobre as principais dimensões do conceito de cidadania política e sobre os obstáculosobjetivos e subjetivos ao seu pleno exercício. Neste capítulo, pretende-se explorar o impacto da metropolização sobre o conjunto de questões envolvidas no exercício dos direitos cívicos e políticos. A capital portuguesa, Lisboa, é assim estudada na perspectiva das relações entre metrópole e cultura política, de modo a averiguar a existência ou não de um efeito metropolitano específico sobre o exercício individual da cidadania.

Biografia do Autor

Manuel Villaverde Cabral

PhD em História pela École des Hautes Études en Sciences Sociales-Paris. Pesquisador Coordenador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Lisboa – Portugal).

Downloads

Como Citar

Cabral, M. V. (2011). Efeito metropolitano e cultura política: novas modalidades de exercício da cidadania na metrópole de Lisboa. Cadernos Metrópole, 11(22). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5937