Metrópoles, cultura política e cidadania no Brasil

Autores

  • Sérgio de Azevedo
  • Orlando Alves dos Santos Jr.
  • Luiz César de Queiroz Ribeiro

Palavras-chave:

cultura política, metrópoles, nova cultura política, cidadania, associativismo

Resumo

O artigo aborda a cultura política dos brasileiros à luz daquilo que vem sendo denominado pela literatura Nova Cultura Política – NCP, buscando avaliar os limites e as possibilidades dessa abordagem para interpretar a atual cultura política. A análise, baseada em um survey realizado no país, indica a existência de diferenças significativas na cultura política dos brasileiros, quando se levam em consideração as diferentes cidades metropolitanas do país. Apesar disso, constatam-se em todas as cidades pesquisadas, grupos de cidadãos expressando opiniões, valores e atitudes associadas à Nova Cultura Política. Não obstante a identificação desses traços, a análise indica que os valores e comportamentos relacionados à Nova Cultura Política estão longe de se constituírem na principal gramática cultural existente. Nesse sentido, poder-se-ia dizer que no Brasil há um entrelaçamento de múltiplas gramáticas culturais criando cenários extremamente diversificados de percepções, valores e comportamentos dos agentes.

Biografia do Autor

Sérgio de Azevedo

Professor Titular da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Pesquisador da rede Observatório das Metrópoles e Consultor Ad Hoc de diversas agências governamentais na área de políticas públicas. Graduado pela Escola Brasileira de Administração Pública, realizou pós-graduação na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e mestrado no Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro. Realizou seu doutorado em Sociologia na Universidade Católica de Louvain e o pós-doutorado na Universidade de Stanford. Foi Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais, Professor do Mestrado em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Na Universidade Estadual do Norte fluminense desempenhou as funções de Coordenador de Mestrado, Chefe de Laboratório, Diretor do Centro de Ciências do Homem e Vice-Reitor. Publicou inúmeros trabalhos na área de políticas públicas em livros e revistas aacadêmicas no Brasil e no Exterior (Rio de Janeiro, Brasil).

Orlando Alves dos Santos Jr.

Sociólogo, doutor em planejamento urbano pelo IPPUR/UFRJ, atualmente é professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro da coordenação da Rede Observatório das Metrópoles/CNPq, desenvolve pesquisas na área da política urbana e da cultura política. Autor de diversas publicações sobre a política urbana, entre as quais se destacam As Metrópoles e a Questão Social Brasileira (em co-autoria, ed. Revan) e Democracia e Governo Local (ed. Revan, Fase) (Rio de Janeiro, Brasil).

Luiz César de Queiroz Ribeiro

Mestre em Desenvolvimento Econômico e Social pela Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É o coordenador geral do Observatório das Metrópoles. Desenvolve estudos sobre os temas: metropolização, dinâmicas intrametropolitanas e o território nacional, dimensão socioespacial da exclusão/integração nas metrópoles, governança urbana, cidadania e gestão das metrópoles. Co-editor da revista Cadernos Metrópoles www.observatoriodasmestropoles.net. Autor de diversas publicações, entre as quais destacam-se As Metrópoles e a Questão Social Brasileira (em co-autoria, ed. Revan) e Metrópoles: entre a coesão e a fragmentação, a cooperação e o conflito (organizador, ed. Fundação Perseu Abramo, Fase) (Rio de Janeiro, Brasil).

Downloads

Como Citar

Azevedo, S. de, Jr., O. A. dos S., & Ribeiro, L. C. de Q. (2011). Metrópoles, cultura política e cidadania no Brasil. Cadernos Metrópole, 11(22). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5938