Planejamento urbano em Belo Horizonte: análise da atuação dos conselhos municipais na gestão da cidade

Autores

  • Mônica Abranches

Palavras-chave:

análise espacial, participação social, conselhos municipais

Resumo

Este trabalho tem como escopo principal a análise da atuação dos Conselhos Municipais de Belo Horizonte e sua contribuição para o planejamento urbano, considerando que esses instrumentos democráticos reúnem diferentes atores sociais (e interesses) com a responsabilidade de discutir e decidir sobre o destino das políticas públicas locais.
A partir da avaliação de sua atuação e da percepção dos conselheiros municipais sobre os problemas e potencialidades da cidade, foi possível mapear a distribuição das forças políticas e das decisões dos conselhos no espaço urbano.
A análise espacial foi fundamental para conduzir a pesquisa, pois enriqueceu o tratamento dos dados coletados e permitiu a visualização de diversas nuances sobre as decisões técnicas e políticas e o destino das políticas públicas locais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mônica Abranches

Assistente Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade Paulista de Campinas-São Paulo e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Tratamento da Informação Espacial da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora Assistente III da Escola de Serviço Social e Assessora da Pró-Reitoria de Extensão da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Minas Gerais, Brasil).

Downloads

Como Citar

Abranches, M. (2011). Planejamento urbano em Belo Horizonte: análise da atuação dos conselhos municipais na gestão da cidade. Cadernos Metrópole, 11(22). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5945