Planejamento urbano em Belo Horizonte: análise da atuação dos conselhos municipais na gestão da cidade
Palavras-chave:
análise espacial, participação social, conselhos municipaisResumo
Este trabalho tem como escopo principal a análise da atuação dos Conselhos Municipais de Belo Horizonte e sua contribuição para o planejamento urbano, considerando que esses instrumentos democráticos reúnem diferentes atores sociais (e interesses) com a responsabilidade de discutir e decidir sobre o destino das políticas públicas locais.A partir da avaliação de sua atuação e da percepção dos conselheiros municipais sobre os problemas e potencialidades da cidade, foi possível mapear a distribuição das forças políticas e das decisões dos conselhos no espaço urbano.
A análise espacial foi fundamental para conduzir a pesquisa, pois enriqueceu o tratamento dos dados coletados e permitiu a visualização de diversas nuances sobre as decisões técnicas e políticas e o destino das políticas públicas locais.
Downloads
Como Citar
Abranches, M. (2011). Planejamento urbano em Belo Horizonte: análise da atuação dos conselhos municipais na gestão da cidade. Cadernos Metrópole, 11(22). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5945
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista não tem condições de pagar direitos autorais nem de distribuir separatas.
O Instrumento Particular de Autorização e Cessão de Direitos Autorais, datado e assinado pelo(s) autor(es), deve ser transferido no passo 4 da submissão (Transferência de Documentos Suplementares). Em caso de dúvida consulte o Manual de Submissão pelo Autor.
O conteúdo do texto é de responsabilidade do(s) autor(es).