Gestão empresarial, trabalho e um mercado urbano em disputa

Autores

  • Felipe Rangel Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. São Carlos, SP/Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0679-3756

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2023-5813

Palavras-chave:

mercados populares urbanos, gestão empresarial, trabalho, urbanismo neoliberal

Resumo

Este artigo recupera os conflitos emergentes durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Feira da Madrugada, para discutir articuladamente a expansão de um modelo de gestão empresarial dos espaços de comércio popular e as mudanças nas experiências dos trabalhadores. Considerando o evento da CPI como uma arena em que o processo de gestão desse espaço comercial foi tematizado enquanto um “problema público”, argumenta-se que o centro do conflito esteve marcado pela tensão entre duas perspectivas distintas sobre os mercados populares e os usos legítimos do espaço urbano: uma perspectiva que reconhece, nessas atividades, uma espécie de “função social” e uma razão de mercado que identifica os espaços urbanos de comércio popular como promissores para investimento e fomento ao empreendedorismo.

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Publicado

2023-09-10

Como Citar

Rangel, F. (2023). Gestão empresarial, trabalho e um mercado urbano em disputa. Cadernos Metrópole, 25(58), 1073–1093. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2023-5813