A construção da esfera pública no planejamento urbano. Um percurso histórico na cidade de Santos

Autores

  • Luiz Antonio de Paula Nunes

Palavras-chave:

cidade, planejamento, cidadania, governança, democracia

Resumo

O objetivo deste trabalho é o estudo do processo de participação da sociedade civil no planejamento urbano no período compreendido entre os anos de 1945 e 2009, tendo como objeto a cidade de Santos, que é tomada como estudo de caso. O foco está na construção e institucionalização de espaços políticos, como comissões e conselhos, onde ocorreram debates para formulação de propostas de intervenção e elaboração de legislação urbanística. Tendo como base uma revisão bibliográfica sobre a temática envolvida, aliada ao levantamento documental, a fim de constatar como esse percurso histórico se deu, pretende-se responder questões sobre como e por que se construíram e se institucionalizaram essas arenas no nível local.

Biografia do Autor

Luiz Antonio de Paula Nunes

Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos, Mestre e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Professor de História e Teoria do Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Cecília, em Santos (São Paulo, Brasil).

Downloads

Como Citar

Nunes, L. A. de P. (2011). A construção da esfera pública no planejamento urbano. Um percurso histórico na cidade de Santos. Cadernos Metrópole, (21). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5964