Um grande projeto entre o mar e as colinas: a renovação urbana da cidade italiana de Gênova

Autores

  • Clarissa M. R. Gagliardi

Palavras-chave:

programas de requalificação urbana, centros históricos, Itália, Gênova

Resumo

A partir dos anos 1990, iniciou-se, no centro histórico da cidade italiana de Gênova, um conjunto de intervenções com o objetivo de enfrentar os problemas socioeconômicos que se abateram sobre a cidade e, particularmente, sobre sua área central, com a crise de desindustrialização dos anos 1970-80. Por meio da exposição de dois programas de requalificação urbana, denominados URBAN 2 e Contratto di Quartiere del Ghetto, o texto analisa as estratégias de intervenção em áreas centrais históricas e propõe relativizar o caráter exclusivamente mercantil que tende a envolver as práticas de renovação urbana contemporâneas.

Biografia do Autor

Clarissa M. R. Gagliardi

Turismóloga, Master em Valorização e Gestão de Centros Históricos pela Universidade La Sapienza de Roma, Mestre e Doutora em Sociologia e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, Brasil.

Downloads

Como Citar

Gagliardi, C. M. R. (2011). Um grande projeto entre o mar e as colinas: a renovação urbana da cidade italiana de Gênova. Cadernos Metrópole, 13(25). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5984