Nó e Lugar: os dilemas espaciais no entorno das Estações de Transportes

Autores

Palavras-chave:

Nó de transporte e lugar, dilemas espaciais, mobilidade urbana, estação Pinheiros, estação Faria Lima

Resumo

Este artigo analisa as transformações espaciais no entorno das estações de transportes na cidade de São Paulo, de modo a contribuir para o debate acerca dos dilemas espaciais entre Nó de Transporte e Lugar. Tomadas como estudo de caso, as áreas das estações Pinheiros e Faria Lima são analisadas por meio de seus atributos espaciais, a partir das categorias do urbano e dos transportes tanto na escala meso (intermediária) como na escala micro (local). Considerare que há uma ambivalência inerente entre nó e lugar, que serve de base para tensões, mas também apresenta uma oportunidade para o (re)desenvolvimento e/ou a (re)qualificação urbana. Os resultados evidenciam que, apesar das intensas transformações espaciais nas áreas das estações estudadas, as ambivalências entre nó de transporte e lugar não foram superadas; pelo contrário, foram reforçadas.

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2025-6263221-pt

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2025-6263221-en

Biografia do Autor

Yara Baiardi, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Recife, PE/Brasil.

Angélica Benatti Alvim, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. São Paulo, SP/Brasil.

Jorg Schröder, Leibniz University Hannover

Leibniz University Hannover, Territorial Design and Urban Planning. Hannover, Alemanha.

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Baiardi, Y., Alvim, A. B., & Schröder, J. (2024). Nó e Lugar: os dilemas espaciais no entorno das Estações de Transportes. Cadernos Metrópole, 27(62), e6263221. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/63221