Operações urbanas – nova forma de incorporação imobiliária: o caso das Operações Urbanas Consorciadas Faria Lima e Água Espraiada

Autores

  • Laura Cristina Ribeiro Pessoa
  • Lucia Maria Machado Bógus

Palavras-chave:

valorização imobiliária, intervenção urbana, projetos urbanos, legislação, operação urbana consorciada, São Paulo.

Resumo

O surgimento de localizações para novas atividades econômicas, os empreendimentos imobiliários daí decorrentes, as políticas públicas associadas aos novos empreendimentos ou a ausência delas têm levado ao aumento da densidade e da ocupação de determinadas áreas da cidade de São Paulo, ao mesmo tempo em que a evasão de algumas atividades econômicas e de população ocasionaram o abandono e a degradação de outras áreas.O presente artigo tem como objetivo analisar as transformações no espaço urbano e o processo de valorização imobiliária ocorridos na porção sudoeste da cidade de São Paulo, a partir dos anos 1990, como conseqüência da implementação das Operações Urbanas Faria Lima e Água Espraiada, identificando os impactos físico-espaciais e socioeconômicos dessas transformações para outras áreas da cidade e, principalmente, para as áreas do entorno.

Biografia do Autor

Laura Cristina Ribeiro Pessoa

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Taubaté. Licenciatura em Educação Artística pelas Faculdades Integradas Tereza D’Ávila. Mestrado e doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Pós-doutorado junto à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, Brasil).

Lucia Maria Machado Bógus

Bacharel/Licenciada e Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Arquitetura na área de Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Sociologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Vice-Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, Brasil).

Downloads

Edição

Seção

Artigos