Os “vários Paranás” e o planejamento do estado

Autores

  • Rosa Moura
  • Sandra Teresinha da Silva
  • Maria Isabel de Oliveira Barion
  • Nelson Ari Cardoso
  • Diócles Libardi

Palavras-chave:

desenvolvimento regional, planejamento do desenvolvimento, divisão social do trabalho, espacialidades do Paraná, espacialidades relevantes, espacialidades socialmente críticas.

Resumo

O trabalho sintetiza os resultados da análise da dinâmica social, econômica e institucional do Paraná, que mostram que a natureza da inserção desse estado na divisão social do trabalho vem se dando heterogeneamente, tornando diferentemente integradas as partes de seu território. Discute a absorção, pela estrutura de planejamento do desenvolvimento do estado, dos resultados dessas análises e das linhas de ação propostas em função dessa heterogeneidade e da diversidade presente. Conclui que o conhecimento não se transforma necessariamente em ações objetivas.

Biografia do Autor

Rosa Moura

Geógrafa pela Universidade de São Paulo. Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora do Núcleo de Desenvolvimento Regional e Urbano do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – Ipardes. Pesquisadora da Rede Observatório das Metrópoles, Projeto Instituto do Milênio-CNPq (Paraná, Brasil).

Sandra Teresinha da Silva

Enfermeira e obstetra pela Universidade Estadual de Maringá. Mestrado em Educação e Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora do Núcleo de Desenvolvimento Regional e Urbano do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – Ipardes. Coordenadora dos Planos Regionais de Desenvolvimento da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano – Sedu (Paraná, Brasil)

Maria Isabel de Oliveira Barion

Administradora e Especialista em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora do Núcleo de Estudos do Desenvolvimento Regional e Urbano do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – Ipardes (Paraná, Brasil).

Nelson Ari Cardoso

Sociólogo pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisador do Núcleo de Estudos do Desenvolvimento Regional e Urbano do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – Ipardes (Paraná, Brasil).

Diócles Libardi

Veterinário e Especialização em Economia Rural pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisador do Núcleo de Estudos do Desenvolvimento Regional e Urbano do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – Ipardes (Paraná, Brasil).

Downloads

Edição

Seção

Artigos