Estudo sobre a vulnerabilidade socioambiental na Região Metropolitana de Curitiba

Autores

  • Marley Deschamps

Palavras-chave:

vulnerabilidade socioambiental, vulnerabilidade demográfica, risco ambiental, segregação ambiental, região metropolitana.

Resumo

Este artigo traz como enfoque principal o tema da vulnerabilidade socioambiental e apresenta, além da visão teórico/conceitual sobre o termo “vulnerabilidade” e suas implicações nos dias atuais, adotada por autores latinoamericanos, uma proposta metodológica para a identificação de áreas metropolitanas, em nível intramunicipal, segundo seu grau de vulnerabilidade social. A metodologia adotada identifica também aquelas áreas onde há a sobreposição de áreas com elevado grau de vulnerabilidade social, sujeitas a algum evento ambiental adverso, no caso, áreas sujeitas a inundações. A região estudada se refere à Região Metropolitana de Curitiba.

Biografia do Autor

Marley Deschamps

Economista pela Universidade Federal do Paraná, doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná. Demógrafa do Centro Latinoamericano de Demografia, em Santiago, Chile. Pesquisadora do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social e professora de Gestão e Planejamento Regional e Municipal na Universidade do Contestado (Santa Catarina, Brasil).

Downloads

Como Citar

Deschamps, M. (2012). Estudo sobre a vulnerabilidade socioambiental na Região Metropolitana de Curitiba. Cadernos Metrópole, (19). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8716

Edição

Seção

Artigos