Das interfaces entre a environmental history e o direito ambiental: uma análise da recente história das agências de águas da Paraíba

Autores

  • Catarina de Oliveira Buriti
  • Erivaldo Moreira Barbosa
  • José Otávio Aguiar

Palavras-chave:

direito ambiental, história dos recursos hídricos, poder público.

Resumo

O artigo analisa as relações entre as agências de água do estado da Paraíba e as pretensões de centralização de poder por parte do governo. Reunindo dados e realizando entrevistas, chegamos a uma conclusão sobre a natureza das agências reguladoras e das agências executivas no equilíbrio das relações de poder que permeiam a administração do direito do Estado sobre as tecnologias de manejo de recursos hídricos.

Biografia do Autor

Catarina de Oliveira Buriti

Mestranda vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande (Paraíba, Brasil).

Erivaldo Moreira Barbosa

Doutor em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande. Professor do curso de Graduação em Direito e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande (Paraíba, Brasil).

José Otávio Aguiar

Doutor em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em História da Universidade Federal de Campina Grande (Paraíba, Brasil).

Downloads

Como Citar

Buriti, C. de O., Barbosa, E. M., & Aguiar, J. O. (2012). Das interfaces entre a environmental history e o direito ambiental: uma análise da recente história das agências de águas da Paraíba. Cadernos Metrópole, (19). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8718

Edição

Seção

Artigos