As montanhas e suas águas: a paisagem carioca na legislação municipal (1937-2007)

Autores

  • Mônica Bahia Schlee
  • Vera Regina Tângari

Palavras-chave:

paisagem, legislação, montanhas e rios, floresta-cidade, áreas de preservação permanente, espaços livres.

Resumo

Este artigo se destina a divulgar uma análise crítica sobre a legislação urbanística e ambiental, estabelecida em nível municipal entre 1937 e 2007, na tentativa de fomentar discussões sobre os limites entre urbanização e preservação ambiental nas montanhas do Rio de Janeiro e instigar novos olhares sobre a fundamentação conceitual da legislação produzida para orientar/controlar a ocupação das montanhas e margens dos cursos d’água da cidade. Trata-se de tema emergente, tendo em vista o intenso debate, em âmbito federal e municipal, sobre o destino das áreas de preservação permanente em meio urbano, as quais abrangem as montanhas e rios. Essa contribuição pretende fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas que aproximem as questões urbana e ambiental e tenham como foco a proteção de paisagens.

Biografia do Autor

Mônica Bahia Schlee

Urbanista e arquiteta-paisagista da Secretaria Municipal de Urbanismo da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro; Doutoranda do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil). Mestre em Estruturas Ambientais pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e Mestre em Arquitetura da Paisagem pela Pennsylvania State University.

Vera Regina Tângari

Arquiteta urbanista pelo Instituto Metodista Bennett, Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Professora adjunta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro e docente e pesquisadora do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil).

Downloads

Como Citar

Schlee, M. B., & Tângari, V. R. (2012). As montanhas e suas águas: a paisagem carioca na legislação municipal (1937-2007). Cadernos Metrópole, (19). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8719

Edição

Seção

Artigos