Transporte e eqüidade: ampliando o conceito de sustentabilidade pelo estudo de caso de Brasília

Autores

  • Carolina Pescatori Candido da Silva
  • Caru Bowns

Palavras-chave:

sustentabilidade, transporte, eqüidade social, Brasília.

Resumo

É sabido que sistemas de transporte baseados no automóvel privado não são sustentáveis. Apesar disso, a maioria dos países desenvolvidos e em desenvolvimento estão enfrentando um aumento nas taxas de motorização, com conseqüente diminuição no número de pessoas que utilizam transporte público, bicicletas e andam a pé. A desconexão entre o planejamento de transportes e a sustentabilidade afetam muitos países, mas é mais devastadora nas cidades dos países em desenvolvimento. Sistemas de transporte insustentáveis agravam questões de acesso aos centros urbanos e equidade de oportunidades, não sendo socialmente sustentáveis. Este artigo explora aspectos da sustentabilidade social no transporte em Brasília, Brasil, projetada dentro dos princípios funcionalistas em 1956. Ele também discute os impactos do transporte na paisagem social da cidade e oferece uma perspectiva geral da exclusão no transporte em Brasília.

Biografia do Autor

Carolina Pescatori Candido da Silva

Arquiteta e urbanista pela Universidade de Brasília. Mestre em Arquitetura da Paisagem com concentração em Desenho Urbano pela Pennsylvania State University, EUA. Consultora arquiteta para a PERR Segurança de Trânsito Ltda., em projetos cicloviários e afins (Brasília, Distrito Federal, Brasil)

Caru Bowns

Doutora em Geografia Humana pela University of California at Davis. Professora do Departamento de Arquitetura da Paisagem na Pennsylvania State University (Pennsylvania, EUA).

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Como Citar

Silva, C. P. C. da, & Bowns, C. (2012). Transporte e eqüidade: ampliando o conceito de sustentabilidade pelo estudo de caso de Brasília. Cadernos Metrópole, (19). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8720

Edição

Seção

Artigos