Interferências do ruído do tráfego urbano na qualidade de vida: zona residencial de Brasília/DF

Autores

  • Monica Nunes
  • Helena Ribeiro

Palavras-chave:

ruído, qualidade ambiental urbana, efeitos na saúde humana, tráfego urbano.

Resumo

Objetivo: avaliar o ruído de trânsito e seus possíveis efeitos na qualidade de vida e na saúde em área residencial de Brasília. Métodos: foram feitas medições de ruído em vários andares dos prédios, com janela aberta e fechada. Aplicou-se um questionário para identificar a sensibilidade e os efeitos relacionados à exposição ao ruído. Resultados: entre os resultados identificaramse: a área de estudo é afetada pela poluição sonora; o nível de ruído incomoda as pessoas que moram na área e interfere na realização de atividades diárias, sendo que pessoas do sexo feminino e os mais jovens se mostraram mais sensíveis ao ruído e declararam sentir, com maior intensidade, seus efeitos negativos.

Biografia do Autor

Monica Nunes

Arquiteta, doutora em Saúde Pública. Ministério das Cidades (Brasília, Distrito Federal, Brasil).

Helena Ribeiro

Geógrafa, livre-docente em Saúde Pública. Professora titular do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil).

Downloads

Como Citar

Nunes, M., & Ribeiro, H. (2012). Interferências do ruído do tráfego urbano na qualidade de vida: zona residencial de Brasília/DF. Cadernos Metrópole, (19). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8721

Edição

Seção

Artigos