Migrações com desemprego: injustiça social na configuração socioespacial urbana

Autores

  • Aldo Paviani

Palavras-chave:

migrações, desemprego, desperdício de mão-de-obra, políticas urbanas, Brasília

Resumo

Trabalho, desemprego e migrações estão interligados em teoria e na vida real, independentemente do meio geográfico em que acontecem. Para abarcar toda a complexidade dessas temáticas, têm precedência enfoques inter e multidisciplinares. Revestem-se de interesse especial para urbanistas, geógrafos, sociólogos, arquitetos, juristas, etc. Mobilidade espacial e desemprego ocasionam impactos sobre o espaço, no meio rural ou urbano. Será importante avaliar o tributo que a sociedade paga pelo desemprego, que gera migrações sem inserção no mercado de trabalho. Em adendo, isso pode ser traduzido por desperdício de mão-de-obra e força de trabalho humano, que afeta principalmente os países subdesenvolvidos devido ao fato de os respectivos mercados de trabalho não estarem convenientemente organizados. A abordagem empírica será realizada com o caso de Brasília, DF.

Biografia do Autor

Aldo Paviani

Professor Emérito da Universidade de Brasília; geógrafo, livre docente/doutor em Geografia Urbana; professor titular, aposentado, e pesquisador associado do Departamento de Geografia e do Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais da Universidade de Brasília (Distrito Federal, Brasil).

Downloads

Como Citar

Paviani, A. (2012). Migrações com desemprego: injustiça social na configuração socioespacial urbana. Cadernos Metrópole, (17). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8761