Mobilidade e expansão do Rio de Janeiro para áreas perimetropolitanas

Autores

  • Rainer Randolph
  • Pedro Henrique Oliveira Gomes

Palavras-chave:

metrópole, expansão, área perimetropolitana, dinâmica metropolitana, Rio de Janeiro, Brasil.

Resumo

O presente ensaio visa discutir uma determinada forma de expansão das grandes cidades contemporâneas relacionada a novas formas de mobilidade, tanto de trabalhadores e consumidores, como de mercadorias e prestação de serviços. A nossa hipótese é que o aumento da mobilidade, o conseqüente espraiamento longínquo do tecido urbano e o surgimento de chamadas áreas perimetropolitanas não podem ser entendidos como mera extrapolação daquelas dinâmicas e formas de expansão urbana que levaram à conformação de metrópoles. Procura-se, aqui, indicar caminhos de investigação capazes de verificar se há nessas áreas perimetropolitanas uma possível ruptura com a lógica metropolitana. Colocado num contexto mundial, o debate apresentado está voltado particularmente para a metrópole latino-americana, em geral, e a brasileira em particular.

Biografia do Autor

Rainer Randolph

Doutor em Ciências Econômicas e Sociais, professor titular no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional-IPPUR, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)

Pedro Henrique Oliveira Gomes

Estudante de Geografia, bolsista no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional-IPPUR, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil).

Downloads

Como Citar

Randolph, R., & Gomes, P. H. O. (2012). Mobilidade e expansão do Rio de Janeiro para áreas perimetropolitanas. Cadernos Metrópole, (17). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8763