Participação cidadã em torno do Dique de Campinas, SSA/BA?

Autores

  • Rocío Castro Kustner
  • Ademir Sousa Santos

Palavras-chave:

política urbano-ambiental, águas, desenvolvimento sustentável, exclusão social, participação cidadã, cultura patrimonialista.

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo a participação da comunidade no processo de implementação de um projeto de requalificação urbano-ambiental pelo governo do estado da Bahia (Brasil) – com financiamento do BIRD, entre outros organismos – para o Dique de Campinas,1 situado entre duas grandes bacias de Salvador (Camarujipe e Cobre) e transformado em esgoto a céu aberto dos cincos bairros que o circundam. O objetivo do estudo é analisar, a partir da observação participante na área durante um ano e dos grupos focais realizados com os moradores, as respostas e reações da comunidade local ante a forma como o poder público está conduzindo o projeto com o intuito de entender as preocupações urbano-ambientais em função de interesses contrapostos – preservação ambiental versus mercantilização das cidades (Carrieri, 2000).

Biografia do Autor

Rocío Castro Kustner

Graduada em Psicologia, com doutorando em Sociologia pela Universidade Complutense de Madri. Professora adjunta e pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia

Ademir Sousa Santos

Graduado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Como Citar

Kustner, R. C., & Santos, A. S. (2012). Participação cidadã em torno do Dique de Campinas, SSA/BA?. Cadernos Metrópole, (15). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8781