Participação cidadã em torno do Dique de Campinas, SSA/BA?

Autores

  • Rocío Castro Kustner
  • Ademir Sousa Santos

Palavras-chave:

política urbano-ambiental, águas, desenvolvimento sustentável, exclusão social, participação cidadã, cultura patrimonialista.

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo a participação da comunidade no processo de implementação de um projeto de requalificação urbano-ambiental pelo governo do estado da Bahia (Brasil) – com financiamento do BIRD, entre outros organismos – para o Dique de Campinas,1 situado entre duas grandes bacias de Salvador (Camarujipe e Cobre) e transformado em esgoto a céu aberto dos cincos bairros que o circundam. O objetivo do estudo é analisar, a partir da observação participante na área durante um ano e dos grupos focais realizados com os moradores, as respostas e reações da comunidade local ante a forma como o poder público está conduzindo o projeto com o intuito de entender as preocupações urbano-ambientais em função de interesses contrapostos – preservação ambiental versus mercantilização das cidades (Carrieri, 2000).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rocío Castro Kustner

Graduada em Psicologia, com doutorando em Sociologia pela Universidade Complutense de Madri. Professora adjunta e pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia

Ademir Sousa Santos

Graduado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Como Citar

Kustner, R. C., & Santos, A. S. (2012). Participação cidadã em torno do Dique de Campinas, SSA/BA?. Cadernos Metrópole, (15). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8781