Espaço metropolitano, política e economia global

Autores

  • Ricardo Carlos Gaspar

Palavras-chave:

Estado-nação, nova geografia do poder mundial, cidades globais, estruturas institucionais, escalas espaciais, políticas regionais de desenvolvimento.

Resumo

A urbanização acelerada e as mudanças tecnológicas verificadas nas últimas décadas estão produzindo uma nova geografia de poder no mundo, com centros metropolitanos e regiões assumindo crescente importância na economia e política globais. O presente artigo aborda essas transformações, postulando que a ênfase nos governos locais e nos espaços urbanos não significa que o Estado-nação tenha perdido sua centralidade, pois é ele a instância de poder decisiva para dar suporte e sustentabilidade às estratégias regionais e locais de desenvolvimento. A retomada da capacidade de ação do Estado nacional e das esferas públicas de governabilidade em todas as escalas geográficas – da local à global – é por fim destacada como condição para o desenvolvimento socioeconômico integral, no Brasil ou no sistema-mundo.

Biografia do Autor

Ricardo Carlos Gaspar

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP e professor da FEA-PUC-SP. Autor do ensaio As fronteiras do possível: trabalho, lazer e civilização, publicado pela Editora Germinal, São Paulo (2003).

Downloads

Como Citar

Gaspar, R. C. (2012). Espaço metropolitano, política e economia global. Cadernos Metrópole, (14). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8784