Agenda 21 Local

Autores

  • Fernando Nunes da Silva
  • Vera Aroeira Gonçalves

Palavras-chave:

Agenda 21 Local, desenvolvimento sustentável, Agenda 21 em Portugal, municípios portugueses, políticas ambientais locais.

Resumo

Desde a publicação do relatório Brutland em 1987 que o conceito de desenvolvimento sustentável tem vindo a ser apresentado como a resposta para ser possível encarar o futuro da humanidade com optimismo. Ainda que a passagem à prática deste conceito continue a suscitar posições desencontradas e se esteja longe do consenso quanto ao equilíbrio a estabelecer entre os seus três aspectos fundamentais – o social, o económico e o ambiental –, não se pode negar a existência de um movimento internacional que o procure pôr em prática através das Agendas 21. Neste artigo é analisada a evolução da tomada de consciência desta problemática, apresentam-se e discutem-se as iniciativas que foram tomadas no sentido de operacionalizar o conceito, em particular no que se refere ao nível local, através das Agendas Locais 21. Uma atenção particular é dedicada à situação em Portugal, desde que os primeiros passos foram dados neste domínio – no final dos anos 90 – até à actualidade. Neste campo é apresentada uma análise detalhada dos resultados dos inquéritos realizados aos municípios portugueses sobre a sua participação nas AL21.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernando Nunes da Silva

Engenheiro. Professor catedrático do Instituto Superior Técnico, da Universidade Técnica de Lisboa.

Vera Aroeira Gonçalves

Engenheira. Bolseira do Cesur-Centro de Sistemas Urbanos e Regionais, do Instituto Superior Técnico.

Downloads

Como Citar

Silva, F. N. da, & Gonçalves, V. A. (2012). Agenda 21 Local. Cadernos Metrópole, (14). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8793