Agenda 21 Local

Autores

  • Fernando Nunes da Silva
  • Vera Aroeira Gonçalves

Palavras-chave:

Agenda 21 Local, desenvolvimento sustentável, Agenda 21 em Portugal, municípios portugueses, políticas ambientais locais.

Resumo

Desde a publicação do relatório Brutland em 1987 que o conceito de desenvolvimento sustentável tem vindo a ser apresentado como a resposta para ser possível encarar o futuro da humanidade com optimismo. Ainda que a passagem à prática deste conceito continue a suscitar posições desencontradas e se esteja longe do consenso quanto ao equilíbrio a estabelecer entre os seus três aspectos fundamentais – o social, o económico e o ambiental –, não se pode negar a existência de um movimento internacional que o procure pôr em prática através das Agendas 21. Neste artigo é analisada a evolução da tomada de consciência desta problemática, apresentam-se e discutem-se as iniciativas que foram tomadas no sentido de operacionalizar o conceito, em particular no que se refere ao nível local, através das Agendas Locais 21. Uma atenção particular é dedicada à situação em Portugal, desde que os primeiros passos foram dados neste domínio – no final dos anos 90 – até à actualidade. Neste campo é apresentada uma análise detalhada dos resultados dos inquéritos realizados aos municípios portugueses sobre a sua participação nas AL21.

Biografia do Autor

Fernando Nunes da Silva

Engenheiro. Professor catedrático do Instituto Superior Técnico, da Universidade Técnica de Lisboa.

Vera Aroeira Gonçalves

Engenheira. Bolseira do Cesur-Centro de Sistemas Urbanos e Regionais, do Instituto Superior Técnico.

Downloads

Como Citar

Silva, F. N. da, & Gonçalves, V. A. (2012). Agenda 21 Local. Cadernos Metrópole, (14). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8793