O Centro Histórico de São Paulo: a vacância imobiliária, as ocupações e os processos de reabilitação urbana

Autores

  • Valéria Cusinato Bomfim

Palavras-chave:

vacância imobiliária, espaços edificados vazios, ocupações, movimentos de lutas por moradia, reabilitação de áreas centrais.

Resumo

Atualmente, o Centro Histórico da cidade de São Paulo apresenta uma vacância imobiliária acentuada e inúmeras ocupações organizadas por movimentos de luta por moradia. Esses fenômenos se interrelacionam na discussão de programas e processos de reabilitação da área central que se apresentam em curso. Portanto, faz-se necessário o entendimento da percepção do significado da vacância e das ocupações por parte do poder público e dos diversos agentes. Essa compreensão perpassa as diretrizes dos programas e políticas de renovação urbana a serem adotadas na construção do cenário futuro, e as possíveis conseqüências para os diversos grupos sociais que se apropriam do espaço urbano central no intuito de garantir a sobrevivência. O texto apresenta elementos para a construção de uma perspectiva teórico-analítica, visando assim colaborar para o tratamento da desigualdade socioeconômica da cidade de São Paulo.

Biografia do Autor

Valéria Cusinato Bomfim

Valéria Cusinato Bomfim é arquiteta e mestre em Engenharia Urbana pela EPUSP.

Downloads

Como Citar

Bomfim, V. C. (2012). O Centro Histórico de São Paulo: a vacância imobiliária, as ocupações e os processos de reabilitação urbana. Cadernos Metrópole, (12). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8808

Edição

Seção

Artigos