Características do processo de urbanização de Maringá, PR: uma cidade de “porte médio”

Autores

  • Ana Lúcia Rodrigues

Palavras-chave:

segregação espacial, desigualdade social.

Resumo

Como o espaço urbano de Maringá se desenvolveu, destituído dos problemas inerentes à maioria das cidades brasileiras como favelas e ocupações irregulares, é a principal questão que se busca responder nesse trabalho. Para isto foram analisados os aspectos que definiram a ocupação residencial diferenciada socialmente presentes no projeto que norteou o desenvolvimento da cidade. Pois, ao segmentar as áreas a serem comercializadas, segundo as especificidades socioeconômicas dos adquirentes, a empresa empreendedora fomentou uma ocupação residencial claramente segregada, aprofundada pelo afastamento dos moradores cujas rendas sequer alcançaram a possibilidade de ter acesso à moradia no âmbito do município, expulsos para o entorno da cidade pólo, em especial, para Sarandi e Paiçandu.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Rodrigues

Ana Lúcia Rodrigues é professora do Departamento de Ciências Sociais e coordenadora do Observatório das Metrópoles-Núcleo Maringá/Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Como Citar

Rodrigues, A. L. (2012). Características do processo de urbanização de Maringá, PR: uma cidade de “porte médio”. Cadernos Metrópole, (12). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8811

Edição

Seção

Artigos