Efeitos da reestruturação produtiva na dinâmica da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) na década de 90

Autores

  • José Antonio Fialho Alonso

Palavras-chave:

Região Metropolitana, economia urbana.

Resumo

A reestruturação do sistema produtivo mundial provocou grandes modificações nas economias dos países da periferia mundial. Os efeitos desse movimento, oriundo da economias centrais, disseminou-se seletivamente atingindo imediatamente os países ditos emergentes, como o Brasil. Os efeitos da reestruturação produtiva refletem-se, num primeiro momento, sobre as áreas mais urbanizadas do país: as regiões metropolitanas. Neste texto são estudados esses efeitos sobre a dinâmica da Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA. Nesse sentido, foram constatadas profundas mudanças, tanto na composição do PIB metropolitano (indústria e serviços), quanto na estrutura interna desses setores. Não ficaram imunes a mudanças, a estrutura do emprego e a dinâmica demográfica, bem como a espacialidade intrametropolitana.

Biografia do Autor

José Antonio Fialho Alonso

Economista, pesquisador do Núcleo de Estudos Regionais e Urbanos da Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Hëuser/Porto Alegre, RS. O trabalho contou com a valiosa colaboração do Bolsista da Fapergs Rafael Quevedo do Amaral na organização da base empírica e na discussão de algumas questões controversas do texto. O autor agradece a leitura atenta dos colegas Ricardo Brinco, Miriam Koch, Tania Barcellos e Rosetta Mammarella, isentando-os de qualquer equívoco remanescente.

Downloads

Como Citar

Alonso, J. A. F. (2012). Efeitos da reestruturação produtiva na dinâmica da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) na década de 90. Cadernos Metrópole, (11). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8813

Edição

Seção

Artigos