O novo capital social das cidades brasileiras

Autores

  • Suely Maria Ribeiro Leal

Palavras-chave:

novo capital social, Ministério das Cidades, intermunicipalidades e desenvolvimento local.

Resumo

O artigo intenta refletir sobre o atual cenário de mudanças da sociedade e do Estado brasileiro. A autora apresenta o conceito de “novo capital social”, questionando, entre outros fatores, qual poderia ser o papel do Ministério das Cidades no incremento desse capital, como, por exemplo, na promoção de novas articulações entre os municípios brasileiros, com vistas ao enfrentamento da crise fiscal. A autora sustenta que certos mecanismos de associação (“intermunicipalidades”), de proximidade entre os cidadãos e de extensão das cidades às periferias, particularmente em municípios de feição rural, podem se transformar em instrumentos importantes na promoção do desenvolvimento local.

Biografia do Autor

Suely Maria Ribeiro Leal

Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE e coordenadora do Núcleo de Gestão Urbana e Políticas Públicas Nugepp/MDU. Doutora em Economia Urbana pelo IE/Unicamp.

Downloads

Como Citar

Leal, S. M. R. (2012). O novo capital social das cidades brasileiras. Cadernos Metrópole, (10), 55–74. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/9199

Edição

Seção

Artigos