Educomunicação, mídia e cidadania

caso da web rádio Palafita, Dique da Vila Gilda, Santos – SP

Autores

  • Maria da Conceição Golobovante PUC-SP
  • Gabriel Rodrigues Prock Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-5023.2021.n5.e45373

Palavras-chave:

Educomunicação, Cidadania, Rádio comunitária, Direitos Humanos, Mídia

Resumo

Este artigo busca apresentar dados socioeconômicos e culturais da comunidade do Dique da Vila Gilda em Santos -SP dissertando sobre os desafios de traduzir para a programação da web rádio os temas e conteúdos que sejam do interesse daquela comunidade, a ponto de que a rádio possa de fato ser considerada uma iniciativa contra-hegemônica em comunicação. Para tanto, partiu-se de metodologia participativa e dialógica com os moradores para enfatizar a versão deles sobre questões cidadãs, como Direitos Humanos. A relação entre educomunicação e questões cidadãs foi analisada por meio de referencial teórico que problematiza os conceitos de periferia, mídia e cidadania, consumo e comunicação comunitários, pois trata-se de um artigo que contempla parcialmente os resultados de pesquisa de Iniciação Científica em fase de conclusão que está ligada ao projeto maior de pesquisa e extensão “A potência contra-hegemônica da comunicação comunitária”, do grupo Mediações Telemáticas da PUC-SP.


Biografia do Autor

Maria da Conceição Golobovante, PUC-SP

Profa. Dra. em Comunicação e professora da PUC-SP, onde coordena o grupo de grupo de pesquisa e de extensão Mediações Telemáticas – MEDIATEL.

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Publicado

2021-09-15

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa