A Moral Estética do Corpo

Reflexões entre as Tradições Corporais Clássicas e Ameríndias

Autores

  • Cauê Huler Ferreira Centro Universitário Belas Artes de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-5215-6221
  • José Ronaldo Alonso Mathias Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-5023.2022.n6.e60812

Palavras-chave:

Corpo, Religião, Indígena, Tatuagem, Eurocêntrico

Resumo

Partindo do preceito que o corpo tatuado, sobretudo o negro e indígena, é visto com certo receio, quando não criminalizado pela sociedade, surge a necessidade de uma explicação para esta questão, que incorpora não apenas temas históricos, mas também sociais, raciais, religiosos, psicológicos e que dialogam diretamente com a história da arte e entre si.Objetiva-se investigar e analisar a função e o entendimento do corpo e arte dentro da tradição ameríndia brasileira e na tradição clássica eurocêntrica, assim como traçar uma relação entre a visão eurocêntrica do corpo e a forma que parte da sociedade atual enxerga as artes corporais, tanto indígena como tatuagens, piercings e outras modificações corporais. O trabalho também se trata de uma pesquisa bibliográfica, consultando diferentes autores e parte de suas próprias referências.

Biografia do Autor

Cauê Huler Ferreira, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Possui graduação em Fotografia pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo(2016) e especialização em História da Arte: Teoria e Crítica pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo(2022).

José Ronaldo Alonso Mathias, Universidade de São Paulo

Possui Doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) em 2006. Mestrado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-SC) em 2001 e Graduação em Direito pela Presidente Antônio Carlos (UNIPAC-MG) em 1995. Pesquisador Colaborador da Universidade de São Paulo FFLCH-USP. Professor da Graduação Antropologia, Direitos Humanos e História da Arte. Coordenador da Pós em História da Arte, Arte Educação e Comunicação e Retórica. Professor do Mestrado na mesma Instituição. Autor do livro Antropologia e Arte (2014), Editora Claridade, e Antropologia Visual (2016), Editora Nova Alexandria. Coordenador do Curso de Comunicação Social - Publicidade Propaganda, Licenciatura em Artes e Produção Cultural.

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Publicado

2022-12-15 — Atualizado em 2022-12-15

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