O Filme "Turistas" Dentro da Longa Duração
Diálogos Intersemióticos entre o Cinema e as Representaçãos da Iconografia de Viagem
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-5023.2022.n6.e60873Palavras-chave:
Representação, Cinema, Iconografia, Longa duração, Tradução intersemióticaResumo
A presente pesquisa evidencia o filme Turistas (2006), em diálogo com a iconografia de viagem produzida por estrangeiros desde os primeiros contatos entre a América e a Europa. O trabalho constitui-se em um estudo de caso, focalizando a forma como o filme figura o Brasil. Tal forma, volve às representações do passado feitas pelos viajantes e que foram reverberadas pela película; construindo assim, imagens do Brasil cristalizadas numa longa duração na forma de se representar o país tropical. O trabalho então, mensura e compara essas representações distintas, mostrando como o filme traduziu os signos do exótico preconizados pela iconografia de viagem. Ao cotejar as figurações de Brasil eleitas pelo filme, com as imagens dos viajantes, constata-se que o imaginário social estrangeiro, ocidental, majoritariamente estadunidense e europeu, ao representar o Brasil, ancora-se nas imagens construídas pelo olhar itinerante, onde se acentua a alteridade e que ainda no início do século XXI, é capaz de ecoar juízos de valor que estigmatizam e generalizam uma ideia de Brasil, como local da barbárie e do atraso.
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