O Lixo que nos Condiciona
Investigações sobre a Relação com o "Pai" e "Mãe" em um Presente Insustentável
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-5023.2022.n6.e62885Palavras-chave:
Olhar Ecológico, Sociedade do Lixo, Patriarcado e Matriarcado;, Puer e Senex, Anima MundiResumo
Este artigo tem como proposta investigar como a sociedade ocidental tem se relacionado com os modelos arcaicos do “pai” e da “mãe” e como essa relação pode colaborar para a crise de sustentabilidade planetária vivenciada no presente século. Para tanto foi realizado um estudo a respeito de como os princípios paterno e materno têm se manifestado, a partir de uma revisão bibliográfica da filosofia de Vilém Flusser, que trata sobre o “aparelho” e a “sociedade do lixo”, da psicologia arquetípica de James Hillman, que escreveu sobre a dupla puer e senex e sobre a anima mundi; e das análises de Luigi Zoja a respeito do “pai”. Partindo da contribuição desses autores, podemos encarar a atual civilização ocidental como uma sociedade de “funcionários” presa à primeira infância, não mais guiada por figuras paternas, mas programada por um “aparelho” sem escrúpulos; empanturrada por “bens materiais”, matéria que perdeu seu status sagrado de maternidade e que foi transformada em escrava sem alma proibida de falhar, ou então em “lata de lixo” da humanidade. Mas a partir do pensamento desses mesmos autores, também é possível vislumbrar alguns caminhos para se desenvolver um olhar mais ecológico para o mundo, a partir das ciências arqueológicas, propostas por Vilém Flusser, e da aistheis, defendida por James Hillman.
Referências
ANDRADE, Oswald de. A crise da filosofia messiânica. In: Do Pau-brasil à Antropofagia e às Utopias: Manifestos, testes de concursos e ensaios. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972. p. 75-138.
BAITELLO, N; SANTILLI, A.C. Manipulating a dead world: Vilém Flusser and the clashes with the (concept of) “objectivity”. Flusser Studies. Vol.34, 2022. Disponível em: https://www.flusserstudies.net/sites/www.flusserstudies.net/files/media/attachments/norval-ana-manipulating-a-dead-world.pdf. Acesso em: 17 dez. 2022.
BAITELLO, Norval. Vilém Flusser, as ciências arqueológicas e a filosofia do lixo. Cuyo: anuário de filosofia argentina y americana. Mendonza, vol.37, p.17-30, 2020. Disponível em: https://revistas.uncu.edu.ar/ojs/index.php/anuariocuyo/article/view/4254/3060.
Acesso em: 17 dez. 2022.
BERRY, Patricia. Qual é o problema com a mãe? In: O corpo sutil de Eco: contribuições para uma psicologia arquetípica. Trad. Maria Anjos e Gustavo Barcellos. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 9-28.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Trad. Ariene Caetano. 34 ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e terra, 2017.
BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia grega. 26 ed. Petrópolis: Vozes, 2015, v.1.
_______________________. Mitologia grega. 23 ed. Petrópolis: Vozes, 2015, v.2.
_______________________. Mitologia grega. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2015, v.3.
CYRULNIK, Bóris. Do sexto sentido: o homem e o encantamento do mundo. Trad. Ana Rabaça. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.
FLUSSER, Vilém. A consumidora consumida. Comentário. Rio de Janeiro, vol. 13, 1972. p. 35-46.
____________. A história do diabo. 4 ed. São Paulo: Annablume, 2012.
____________. Comunicologia: reflexões sobre o futuro: as conferências de Bochum. Trad. Tereza Maria Souza de Castro. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
____________. Da religiosidade: a literatura e o senso de realidade. São Paulo: Escrituras Editora, 2002.
____________. Pós-história: vinte instantâneos e um modo de usar. São Paulo: É realizações, 2019.
____________. O último juízo: gerações I: culpa & maldição. São Paulo: É realizações, 2017a.
____________. O último juízo: gerações II: castigo & penitência. São Paulo: É realizações, 2017b.
FREUD, Sigmund. Obras completas: O eu e o id, “autobiografia” e outros textos. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, v.16.
HARLOW, Harry. Learning to love. Nova York: Ballantine books, 1971.
HILLMAN, James. O pensamento do coração e a alma do mundo. Trad. Gustavo Barcellos. Campinas: Verus, 2010.
______________. Senex e puer: um aspecto do presente histórico e psicológico. In: O livro do puer: ensaios sobre o arquétipo do puer. 2 ed. Trd. Gustavo Barcellos. São Paulo: Paulus, 2008.
MORIN, Edgar. O enigma do homem. Trad. Fernando de Castro Ferro. São Paulo: Círculo do Livro, 1973.
PARIS, Ginnete. Meditações pagãs: os mundos de Afrodite, Ártemis e Héstia. Trad. Sonia Maria Caiuby Labate. Vozes. Petrópolis, 1994.
ZOJA, Luiji. O pai: história e psicologia de uma espécie em extinção. Trad. Pericles Pinheiro Machado Jr. São Paulo: Axis Mundi, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nhengatu

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.