Esta é uma versão desatualizada publicada em 2024-05-17. Leia a versão mais recente.

Reposicionamento Social ou Estratégia Mercadológica?

Construção Performática da Revista Glamour no Instagram, Quando Raça e Gênero Caem nas Redes

Autores

  • Amanda dos Santos Moura Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-5023.2021.n7.e66621

Palavras-chave:

Performance, Raça, Revista Glamour, , “Coerência expressiva”

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre como as demandas do público e do mercado refletem e, muitas vezes, transformam os discursos publicados na conta do Instagram da revista feminina brasileira Glamour. Para tal, pensamos como esses discursos são apresentados, e se reforçam ou refutam outros já existentes em uma sociedade estruturalmente racista (ALMEIDA, 2018), como a brasileira. Consideraremos especificamente as postagens dessa publicação no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, no ano de 2021. E analisamos a atuação da mídia em relação a questões relacionados à raça, racismo e gênero, considerando, principalmente, os conceitos de performance (AMARAL; SOARES; e POLIVANOV, 2018); “capital solidário” (CAMPANELLA, 2014); e “coerência expressiva” (SÁ e POLIVANOV, 2012).

Biografia do Autor

Amanda dos Santos Moura, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-raciais (PPRER) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet - RJ). Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Membro do grupo de pesquisa: Laboratório de Identidades Digitais e Diversidade (LIDD/UFRJ).

Referências

ALMEIDA, Silvio. L. de. O que é racismo estrutural?. Belo Horizonte. Letramento, 2018.

AMARAL, A.; SOARES, T.; POLIVANOV, B. Disputas sobre performance nos estudos de Comunicação: desafios teóricos, derivas metodológicas. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 41, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3044. Acesso em: 01/08/2022.

BIROLI, Flávia e MIGUEL, Luiz Felipe. Feminismo e política: uma introdução. 1ª edição, São Paulo: Boitempo, 2014.

CAMPANELLA, B. Celebridade, engajamento humanitário e a formação do capital solidário. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, v. 21, n. 2, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.2.15908. Acesso em: 01/08/2022.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. São Paulo: Projeto Periferia, 2003.

EDELMAN. 69% dos brasileiros compram com base no posicionamento das empresas sobre questões sociais. Disponível em: https://www.edelman.com.br/estudos/earned-brand-2018. Acesso em: 25/08/2022.

ESCOLA, Brasil. 20 de Novembro - Dia da Consciência Negra. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-da-consciencia-negra.htm. Acesso em: 10/08/2022.

ESTUDANTE, Guia do. Tema de redação: como funciona a cultura do cancelamento. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/redacao/tema-de-redacao-como-funciona-a-cultura-do-cancelamento/. Acesso em: 13/06/2022.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

GLAMOUR, Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/glamourbrasil/. Acesso em: 01/08/2022.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª Edição, DP&A Editora, Rio de Janeiro, 2006.

hooks, bell. Olhares Negros: Raça e Representação. São Paulo: Elefante, 2019.

MEIO & MENSAGEM. Glamour foca no digital e reduz edições impressas

Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2022/05/24/glamour-foca-no-digital-e-reduz-edicoes-impressas.html. Acesso em: 01/08/2022.

MELO, Cristina; VAZ, Paulo. Guerras Culturais: conceito e trajetória. Revista ECO-Pós, v. 24, n. 2. Rio de Janeiro: 2021. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/27791/15215. Acesso em: 01/08/2022.

MÍDIA KIT. Glamour 2021. Disponível em: https://irp-cdn.multiscreensite.com/43f3dabf/files/uploaded/Midia%20Kit%20Glamour%202021_FINAL.pdf. Acesso em: 29/07/2022.

MOURA, Amanda dos Santos. Representação da mulher negra nas capas da versão brasileira da revista Glamour (2012-2020): Discursos, imagens e construção de sentidos. Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER/Cefet-RJ), Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: http://dippg.cefet-rj.br/pprer/attachments/article/81/164_Amanda%20dos%20Santos%20Moura.pdf. Acesso em: 01/08/2022.

PEREIRA DE SÁ, Simone; POLIVANOV, Beatriz. Auto-reflexividade, coerência expressiva e performance como categorias para análise dos sites de redes sociais. Revista Contemporânea, Salvador, vol. 10, n. 3, pp. 574-596, 2012. Disponível em: < https://periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/6433/4670 > Acesso em 01/08/2022.

POLIVANOV, B., CARRERA, F. Rupturas performáticas em sites de redes sociais: um olhar sobre fissuras no processo de apresentação de si a partir de e para além de Goffmann. Porto Alegre, Revista InTexto, UFRGS, n.44, p.78-98, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/79810. Acesso em: 01/08/2022.

SODRÉ, Muniz. Por um conceito de minoria. In: PAIVA, R.; BARBALHO, A. (Orgs.). Comunicação e Cultura das Minorias. São Paulo: Paulus, 1o ed., v. 1, 2005.

SODRÉ, Muniz. Uma lógica perversa de lugar. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dossiê Racismo, v. 21, n. 3, 2018.

TRINDADE. Azoilda Loretto da. A formação da imagem da mulher negra na mídia. Rio de Janeiro: Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2005.

UOL, PORTAL. Papel social é fundamental para marcas garantirem longevidade aos negócios. Disponível em: https://economia.uol.com.br/colunas/2021/01/07/papel-social-sera-unica-forma-de-garantir-longevidade-aos-negocios.htm. Acesso em: 25/08/2022.

UOL, Portal. Com top celeb na capa, primeira edição da "Glamour" brasileira sai amanhã. Disponível em: https://ffw.uol.com.br/noticias/moda/fundada-nos-eua-em-1939-revista-glamour-chega-ao-brasil-pela-globo-conde-nast/. Acesso em: 01/08/2021

Fonte: https://www.instagram.com/p/CWgVsOJF8ML/. Post sobre o dia da Consciência Negra, no qual destaca matéria que pontua lugares turísticos que celebram a cultura negra

Downloads

Publicado

2023-06-20 — Atualizado em 2024-05-17

Versões