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Reposicionamento Social ou Estratégia Mercadológica?

Construção Performática da Revista Glamour no Instagram, Quando Raça e Gênero Caem nas Redes

Autores

  • Amanda dos Santos Moura Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-5023.2021.n7.e66621

Palavras-chave:

Performance, Raça, Revista Glamour, , “Coerência expressiva”

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre como as demandas do público e do mercado refletem e, muitas vezes, transformam os discursos publicados na conta do Instagram da revista feminina brasileira Glamour. Para tal, pensamos como esses discursos são apresentados, e se reforçam ou refutam outros já existentes em uma sociedade estruturalmente racista (ALMEIDA, 2018), como a brasileira. Consideraremos especificamente as postagens dessa publicação no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, no ano de 2021. E analisamos a atuação da mídia em relação a questões relacionados à raça, racismo e gênero, considerando, principalmente, os conceitos de performance (AMARAL; SOARES; e POLIVANOV, 2018); “capital solidário” (CAMPANELLA, 2014); e “coerência expressiva” (SÁ e POLIVANOV, 2012).

Biografia do Autor

Amanda dos Santos Moura, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-raciais (PPRER) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet - RJ). Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Membro do grupo de pesquisa: Laboratório de Identidades Digitais e Diversidade (LIDD/UFRJ).

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Fonte: https://www.instagram.com/p/CWgVsOJF8ML/. Post sobre o dia da Consciência Negra, no qual destaca matéria que pontua lugares turísticos que celebram a cultura negra

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Publicado

2023-06-20

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