CONTRA PROPAGANDA: TECNOLOGIA E PERSUASÃO NA ÁGORA MIDIÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.23925/nhengatu.v0i4.39248Palavras-chave:
Comunicação Propaganda, Mídia, Meios de Comunicação.Resumo
Quando a tecnologia digital amplia o acesso da sociedade civil aos dispositivos midiáticos e esta passa a expressar suas opiniões no espaço público, acionando o discurso persuasivo, torna-se urgente (e este é o objetivo deste paper) analisar a Publicidade e a Propaganda para além de sua relação com a venda de produtos ou serviços. Via mídias on-line, os cidadãos passam a criticar empresas que não cumprem o que prometem em seus anúncios publicitários e publicizam sistemas de representação contrários aos das forças hegemônicas do mercado. Ao nomear essas manifestações de “contra propaganda”, este paper aborda a potência comunicativa e os limites de tais relações entre a publicidade e as novas tecnologias, analisando três cases do Brasil: United Airlines (marca global do segmento de transporte aéreo), Dafra (marca brasileira do segmento automotivo, produto motocicleta), e Greenpeace (marca global, ONG ambientalista).Referências
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