Drones: uma extensão do olhar ou sua desumanização ?
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-5023.2022.n6.e58232Palavras-chave:
Drones, Fotografia, Realidade VirtualResumo
As imagens aéreas marcaram presença na sociedade moderna pouco tempo após o advento da fotografia. Também se tornaram parte da estratégia bélica desde que se tornaram viáveis tecnicamente. Atualmente, a utilizacão de veículos aéreos não tripulados, notadamente conhecidos como Drones, ampliou sua participação em diferentes segmentos da sociedade devido a sua miniaturização decorrente da convergência entre tecnologia e a imagem digital. Em que medida estes artefactos provocam transformações na produção e recepção de imagens aéreas ? Estamos diante de uma extensão do olhar ou sua desumanização ? Apoiado nas reflexões de Vilém Flússer e sua obra A filosofia da Caixa Preta e Edmond Couchot em seu livro A Tecnologia na Arte - da fotografia à realidade virtual, este artigo procura refletir sobre esta questão e analisar seus possíveis desdobramentos contemporâneos.
Referências
Referências Bibliográficas
COUCHOT, Edmond. A tecnologia na Arte - da fotografia à realidade virtual. UFRGS Editora. Porto Alegre, 2003.
FLUSSER, Vilém. Towards a philosophy of Photography. Reaktion Books. Londres, 2000.
ERBERT, Laura. Drones, imagens contra humanos e desumanização do olhar. Itaú Cultural. São Paulo, 2021. Disponível em <https://www.itaucultural.org.br/drones-imagens-contra-humanos-desumanizacao-olhar> Acesso em: 15, nov. 2021.
MARTINS, Paula M., DA SILVA, Teófilo A. Decifrando a linguagem da caixa-preta: Vilém Flusser e a Análise do Discurso. Discursos Fotográficos. Londrina, 2013. Disponível em <https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/viewFile/14187/pdf_6>. Acesso em: 18, nov. 2021.
Referências Iconográficas
BURMESTER, Cristiano. Praia do Pesqueiro. Ilha de Marajó. Brasil, 2021. Disponível em <https://www.crisburmester.com/>. Acesso em 20, dez. 2021.
EDINGER, Cláudio. Panteão Nacional. Lisboa, Portugal. 2018. Disponível em <https://www.fotografemelhor.com.br/materias/a-magia-da-fotografia-com-drone/>. Acesso em 15, nov. 2021.
ERNST, Haas. La Suerte de Capa. Pamplona, Espanha, 1956. Disponível em <https://ernst-haas.com/classic-color-motion/>. Acesso em 15, nov. 2021.
GOYA, Francisco. Los fusilamentos del 3 de mayo. Madrid, Espanha. 1808. Disponível em <https://ehoffmann.blogspot.com/2017/04/goya.html>. Acesso em 15, nov. 2021.
STEICHEN, Edward. Edward Steichen’s Word War I Years. Art Institute Chicago. Chicago, 2021. Disponível em <https://archive.artic.edu/steichen/pictorialism-1900-1913/index.html>. Acesso em 15, nov. 2021.
Tabela de Figuras
FIGURA 1 - Francisco de Goya y Lucientes. Los fusilamentos del 3 de mayo. Madrid, Espanha. 1808. Disponível em: https://ehoffmann.blogspot.com/2017/04/goya.html. Acesso em: 15, nov. 2021.
FIGURA 2 - Edward J. Steichen. Midnight Lake George. EUA, 1904. Art Institute Chicago. Chicago, 2021.
FIGURA 3 - Edward Steichen. Mine Craters Combres Hill. França, 1918. Art Institute Chicago. Chicago, 2021.
FIGURA 4 - Ernst Haas. La Suerte de Capa. Pamplona, Espanha, 1956. Disponível em https://ernst-haas.com/classic-color-motion/. Acesso em 15, nov. 2021.
FIGURA 5 - Claudio Edinger. Panteão Nacional. Lisboa, Portugal. 2018. Disponível em https://www.fotografemelhor.com.br/materias/a-magia-da-fotografia-com-drone/. Acesso em 15, nov. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nhengatu
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.