Neoliberalismo em Tempos de Crise

Breve Relato sobre o Canal "O Primo Rico" no Contexto da Pandemia de Covid-19

Autores

  • Matheus Santiago Gonçalves Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho UNESP-Bauru

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-5023.2022.n6.e60864

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Midiatização, Internet, Educação financeira, Covid-19

Resumo

Este trabalho analisa a produção do canal de educação financeira do YouTube O Primo Rico no ano de 2020, com o intuito de observar a maneira como o conteúdo neoliberal do canal foi impactado pelo contexto de crise sanitária global causada pela pandemia da Covid-19. Entendendo o neoliberalismo como racionalidade governamental que mobiliza a existência dos sujeitos pelos princípios do capital, o contexto atual descrito por alguns estudiosos como midiatização tem potencializado o papel dos meios digitais de comunicação como ferramenta no processo de construção da subjetividade neoliberal na sociedade. A análise da produção do canal identifica uma percepção conformada acerca das contradições do capital que percebe nos momentos de crise uma oportunidade para o enriquecimento pessoal.

Biografia do Autor

Matheus Santiago Gonçalves, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho UNESP-Bauru

Mestrando em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho UNESP-Bauru.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Coimbra: Edições 70, 2002.

BROWN, W. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no Ocidente. São Paulo: Editora Filosófica Politeia, 2019.

BRUNO, F. Máquinas de ver, modos de ser: vigilância, tecnologia e subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2013.

DARDOT, P. & LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 2016.

FOUCALT, M. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Editora Aleph, 2009.

LAVAL, C. Foucault, Bourdieu e a questão neoliberal. São Paulo: Elefante, 2020.

MORAES, D. “A tirania do fugaz : mercantilização cultural e saturação midiática”, In: MORAES, D. (Org.) Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.

PRIMO, A. “Interações mediadas e remediadas: controvérsias entre as utopias da cibercultura e a grande indústria midiática”, In: PRIMO, a. (Org.) Interações em rede. Porto Alegre: Sulina, 2016.

SODRÉ, M. Antropológica do espelho. Petrópolis: Vozes, 2002.

THOMPSON, J. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

Finanças, dólar, moeda. Fonte: Banco gratuito de imagens Pixabay

Downloads

Publicado

2022-12-15