Irmandades do Divino Espírito Santo: tradição já ‘cria raízes’ na região do Médio Tietê

Autores/as

  • Luiz Nunes de Almeida Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. E-mail: luiznunesdealmeida@gmail.com.
  • Cinthia Milanez Del Bem ornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR) e discente do Curso de Especialização em Comunicação, Cultura e Mídia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru. E-mail: cinthiamilanez@gmail.com.

Palabras clave:

Irmandades do Divino Espírito Santo, Rio Tietê

Resumen

Sob o estrondo do trabuco, uma espécie de espingarda utilizada pelos bandeirantes, as Irmandades do Divino Espírito Santo anunciam a chegada às propriedades dos fiéis. Este trabalho oferecerá uma reflexão sobre o universo simbólico movimento do Divino Espírito Santo em Anhembi, Conchas e Laranjal Paulista, no Médio Tietê, no Estado de São Paulo. Para tanto, serão apresentadas uma perspectiva histórica e uma análise das Irmandades do Divino Espírito Santo, associadas aos conceitos de Alfredo Bosi, Carlos Rodrigues, Clifford Geertz, Brandão, Julieta Scarano.

Métricas

Cargando métricas ...

Cómo citar

Almeida, L. N. de, & Del Bem, C. M. (2016). Irmandades do Divino Espírito Santo: tradição já ‘cria raízes’ na região do Médio Tietê. Revista Do Núcleo De Estudos De Religião E Sociedade (NURES), (31). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/nures/article/view/28692