“Era uma vez Erês...”
Palabras clave:
Ibeji, Erê, São Cosme e São Damião, Sincretismo.Resumen
Este trabalho apresenta uma análise qualitativa das informações produzidas pela imprensa escrita sobre o Orixá Ibeji e o estado-de-erê. O objetivo principal é identificar como o orixá Ibeji e o estado-de-erê são apresentados pela mídia à sociedade. O método utilizado para aprofundamento das mensagens é a análise de discurso. O estudo consiste na abordagem de dois jornais (A Tarde e Correio da Bahia) em função da freqüência e da forma como a mídia tem destacado o tema, sobretudo, por serem jornais de grande circulação em Salvador. Nessa perspectiva, jornal exerce função de museu de informação e discurso de objeto cultural, à medida que tradição, devoção e festa fundem-se e passam a fazer parte do contexto sócio-cultural da cidade.Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Cómo citar
dos Santos, E. S. (2010). “Era uma vez Erês.”. Revista Do Núcleo De Estudos De Religião E Sociedade (NURES), (16). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/nures/article/view/4275
Número
Sección
Artigos