O cinema como interrogação: percepções sobre o corpo no filme Rosso come il cielo

Autores

  • João Carlos Neves de Souza e Nunes Dias Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Palavras-chave:

Merleau-Ponty, Cinema, Percepção, Corpo

Resumo

Ao considerar a multiplicidade de significações provocada pela abertura perceptiva motivada pela projeção do fazer ver da obra cinematográfica, articulada a provocação interrogativa do ritmo imagético, proponho algumas percepções sobre a noção de corpo em Merleau-Ponty a partir de um diálogo com o filme Rosso come il cielo. Segundo o filósofo francês, a experiência estética tem seus fundamentos na percepção do ser no mundo vivido e na construção dos sentidos que articulam corpo-mundo-outrem-cultura. Nessa relação, a percepção não se constitui como verdade, mas com um lugar de experiência entre os possíveis. Rosso come il cielo convida o espectador a uma experiência perceptiva intensa que nos convoca a “reaprender a ver o mundo”, embaralhando noções, conceitos e cores, em que a atitude perceptiva do corpo revela a experiência da unidade e da recursividade dos sentidos que se projetam permanentemente no mundo e na vida.

Biografia do Autor

João Carlos Neves de Souza e Nunes Dias, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professor Assistente III da Universidade Federal da Alagoas (UFAL), vinculado ao Centro de Educação (CEDU). Ministra aulas nos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) com ênfase nas disciplinas de Filosofia e Ciências Humanas. Doutorando (2013) do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP). Licenciado em Filosofia (2011) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em Ciências Sociais (2007), Especialista em Corpo e Cultura de Movimento (2005) e Licenciado em Educação Física (2004) todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Coordenador dos projetos de extensão (UFAL/ Proex): "Intacta Retina: corpo em movimento cinema e sociedade"; e "Mora na Filosofia". Áreas de interesse: Filosofias do corpo; Sociologia do corpo e das práticas corporais; Educação do corpo e das práticas corporais.

Downloads

Publicado

2015-04-14

Como Citar

Dias, J. C. N. de S. e N. (2015). O cinema como interrogação: percepções sobre o corpo no filme Rosso come il cielo. PARALAXE, 3(1), 32–43. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/paralaxe/article/view/19565

Edição

Seção

Artigos