Máscara e verdade no mundo desencantado

O Dândi baudelairiano segundo Walter Benjamin e Roland Barthes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-9215.2021v8n1A1

Palavras-chave:

Dândi, Dandismo, Moda Masculina, Iluminismo, Roland Barthes

Resumo

O presente artigo volta-se à consideração da contradição que parece se estabelecer entre a postulação da diferença pelo dândi baudelairiano e a reivindicação da igualdade entre os homens, na sociedade que emerge da Grande Revolução. Para tanto, debruça-se sobre as notas do arquivo Baudelaire inseridas nas Passagens de Walter Benjamin e sobre a semiologia da moda de Roland Barthes, no ponto em que esta evoca o dandismo, retirando daí argumentos para sublinhar a faculdade renovadora da contestação que o poeta faz à suposta beleza política de seu tempo. Servem ainda de apoio a esta pontual abordagem recortes pertinentes da história da moda no Ancien Régime de Daniel Roche. 

Biografia do Autor

Leda Tenorio da Motta, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pesquisador do CNPq Nível 1.  Líder do Grupo de Pesquisa “Palavra e Imagem em Representação" no PPGCOS/PUC/CNPq. Pesquisador associado ao Reseau International Roland Barthes. Membro do grupo de pesquisa em Humanidades e Mundo Contemporâneo à testa do projeto ?Aceleração do Tempo e Pós-Democracia- Violência e Comunicação? no Instituto de Estudos Avançados da USP. Possui graduação em Letras Modernas pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Semiologia Literária pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1978) e doutorado em Semiologia Literária pela Université de Paris VII (1983). Fez pós-doutorados na Université de Paris VII (1986-1988) e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995-1997), sobre Celine e Francis Ponge. Estudou com Roland Barthes, Gérard Genette e Julia Kristeva. É hoje professor assistente doutor do quadro de carreira do PEPGCS/PUC/SP, onde vem se dedicando aos objetos da comunicação, entendidos como fatos de linguagem e à psicanálise dos discursos midiáticos. Sob o amparo do CNPq,especializou-se nas relações de Lacan com as vanguardas.Realiza pesquisa sobre as relações entre as literaturas de vanguarda e as infopoéticas e hipertextos contemporâneos e sobre a questão dos paradigmas da crítica, inclusive, da crítIca cultural. Nesse âmbito, publicou um balanço internacional da obra de Haroldo de Campos e o primeiro estudo de fôlego sobre a obra de Roland Barthes a sair no Brasil. Dedica-se ultimamente às relações entre a revolução crítica dos Cahiers du Cinéma e a nouvelle critique.

Maria Mitre, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Comunicação e Semiótica

Rodrigo Fontanari, Universidade de Campinas

Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Tenorio da Motta, L., Mitre, M., & Fontanari, R. (2022). Máscara e verdade no mundo desencantado: O Dândi baudelairiano segundo Walter Benjamin e Roland Barthes. PARALAXE, 8(1). https://doi.org/10.23925/2318-9215.2021v8n1A1

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)