Mask and truth in the disenchanted world

Baudelaire's Dandy according to Walter Benjamin and Roland Barthes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-9215.2021v8n1A1

Keywords:

Dândi, Dandismo, Moda Masculina, Iluminismo, Roland Barthes

Abstract

The present article turns to the consideration of the contradiction that seems to be established between the postulation of difference by the Baudelairean dandy and the demand for equality between men, in the society that emerges from the Great Revolution. Therefore, it focuses on the notes from the Baudelaire archive inserted in Walter Benjamin's Passages and on Roland Barthes's semiology of fashion, at the point where it evokes dandyism, drawing from it arguments to underline the poet's renewing faculty of contestation that he makes for the supposed political beauty of its time. Also supporting this punctual approach are pertinent excerpts from the history of fashion in the Ancien Régime by Daniel Roche.

Author Biographies

Leda Tenorio da Motta, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pesquisador do CNPq Nível 1.  Líder do Grupo de Pesquisa “Palavra e Imagem em Representação" no PPGCOS/PUC/CNPq. Pesquisador associado ao Reseau International Roland Barthes. Membro do grupo de pesquisa em Humanidades e Mundo Contemporâneo à testa do projeto ?Aceleração do Tempo e Pós-Democracia- Violência e Comunicação? no Instituto de Estudos Avançados da USP. Possui graduação em Letras Modernas pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Semiologia Literária pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1978) e doutorado em Semiologia Literária pela Université de Paris VII (1983). Fez pós-doutorados na Université de Paris VII (1986-1988) e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995-1997), sobre Celine e Francis Ponge. Estudou com Roland Barthes, Gérard Genette e Julia Kristeva. É hoje professor assistente doutor do quadro de carreira do PEPGCS/PUC/SP, onde vem se dedicando aos objetos da comunicação, entendidos como fatos de linguagem e à psicanálise dos discursos midiáticos. Sob o amparo do CNPq,especializou-se nas relações de Lacan com as vanguardas.Realiza pesquisa sobre as relações entre as literaturas de vanguarda e as infopoéticas e hipertextos contemporâneos e sobre a questão dos paradigmas da crítica, inclusive, da crítIca cultural. Nesse âmbito, publicou um balanço internacional da obra de Haroldo de Campos e o primeiro estudo de fôlego sobre a obra de Roland Barthes a sair no Brasil. Dedica-se ultimamente às relações entre a revolução crítica dos Cahiers du Cinéma e a nouvelle critique.

Maria Mitre, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Comunicação e Semiótica

Rodrigo Fontanari, Universidade de Campinas

Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas.

Published

2022-01-01

How to Cite

Tenorio da Motta, L., Mitre, M., & Fontanari, R. (2022). Mask and truth in the disenchanted world : Baudelaire’s Dandy according to Walter Benjamin and Roland Barthes . PARALAXE, 8(1). https://doi.org/10.23925/2318-9215.2021v8n1A1

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