Do nu na pintura à pintura nua

Reflexões Iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-9215.2021v8n1D2

Palavras-chave:

Pintura, Corpo Feminino, Nudez, Sexualidade, Erótico

Resumo

O presente artigo tem como proposta a discussão do percurso da nudez na pintura até sua respectiva nudez feminina na filosofia e na pintura. O foco recaiu principalmente no corpo feminino, muito representado por meio de figuras de divas, ninfas e Vênus, além das alegorias impostas pela Igreja, através das representações de artistas que se valiam dessas alegorias, bem como de interditos, panejamentos caídos, transparentes ou molhados, revelando suas formas e contornos. O presente artigo foi escrito tendo por base direta ou indireta, estudos de pensadores e filósofos, como Georges Bataille, Daniel Arasse, Eliane Robert de Moraes, Kenneth Clark, Gilles Deleuze, David Anfam, entre outros, bem como alguns movimentos artísticos, como o surrealismo entre outros tendo como inspiração obras de Picasso, Manet, De Kooning, Pollock, entre outros. Como objetivo final procuramos apresentar a que ponto chegou a pintura, ou seja, ao ponto em que ela própria se apresenta a nu.

Biografia do Autor

Renato M. A. de Moraes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - SP

Temas de interesse: Direito, Filosofia, Estética e Artes Visuais

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

AGAMBEN, Giorgio. Ninfas / Giorgio Agambem; tradução Antocio Ginomeno Cuspinera. Ed. Pre-textos.com.es, - Valencia, Espanha, 2007.

_______________. Nudez / Giorgio Agamben; tradução Davi Pessoa Carneiro – 1ª. Ed. 1. reimp. – Belo Horizonte : Autêntica Ed. , 2015.

ANFAM, David. Expressionismo abstrato / David Anfam. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla ; revisão técnica Mauro Giannotti – São Paulo : Editora WMF Martins Fontes, 2013.

ARASSE, Daniel. Nada se vê. Seis ensaios sobre pintura / Daneil Arasse. Tradução: Camila Boldrini e Daniel Lühmann - São Paulo : Editora 34, 2019.

BARCHELOR, David. Minimalismo / David Barchelor. Tradução: Célia Euvaldo – São Paulo : Cosac Naify Edições, 2001.

BATAILLE, Georges. O erotismo / Georges Bataille ; tradução Fernando Scheibe – 1. Ed.; 2. Reimp. – Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2017.

BUSSAGLI, M. Le Corps. Anatomie et symboles. Marco Bussagli. Traduit par Jacques Bonnet. - Paris, France : Éditions Hazan, 2006.

CLARK, K. The nude: a study in ideal form / Kenneth Clark ; New Jersey : Princeton /university Press/ Bollingen Paperback ed., 1984.

CARROUGES, M. As máquinas celibatárias / Michel Carrouges ; traduzido por Eduardo Jorge de Oliveira – Belo Horizonte, MG : Relicário ; São Paulo, 2019.

CORBIN, Alain. História do corpo : 2. Da Revolução à Grande Guerra / Dirigido por Alain Corbin, sob co-direção de Alain Corbin, Jean-Jacques Courtine e Georges Vigarello ; Tradução de João Batista Kreuch, Jaime Clasen; revisão de tradução de Ephrahim Ferreira Alves. 4 ed. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2012.

COURTINE, Jean-Jacques. História do corpo : 3. As mutações do olhar. Século XX / Dirigido por Jean-Jacques Courtine, sob co-direção de Alain Corbin e Georges Vigarello ; Tradução e revisão de Ephrahim Ferreira Alves. 4 ed. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2011.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação / Gilles Deleuze; equipe de tradução : Roberto Machado (coordenação) [et al.] – Rio de Janeiro : Jorge Zahar Ed., 2007.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha / Georges Didi-Huberman; prefácio de Stéphane Huchen; tradução de Paulo Neves. – São Paulo : Editora 34, 2010.

_______________.Ninfa Moderna. / Georges Didi-Huberman; tradução de Antonio Preto – Lisboa : KKYM, 2016

GALARD, J. Como o nu apareceu na pintura; tradução de Cristina e Raquel Prado. Revista discurso 39, USP, 2011.

GREENBERG, Clement. Arte e cultura: Ensaios críticos / Clement Greenberg. Tradução de Otacílio Nunes – São Paulo : Cosac Naify, 2013.

MCCARTHY, D. Arte Pop / David McCarthy. Tradução : Otacílio Nunes - São Paulo : Cosac & Naify, 2002.

MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível: a decomposição da figura humana : de Lautréamont a Bataiile / Eliane Robert de Moraes. – [2ª. edição] – São Paulo : Iluminuras, 2017.

PRIORE, Mary; Amantino, Márcia. História do corpo no Brasil / Mary del Priore, Marcia Adamantino (Organização). – São Paulo: Editora Unesp, 2011.

RUSSO, W.D.L´Art du Nu. William Dello Russo. – Paris : Éditions hazan, 2011.

SANT´ANNA. Denize Bernuzzi de. Corpos de passagem : ensaios sobre a subjetividade contemporânea / Denize Bernuzzi de Sant´Anna. – São Paulo : Estação Liberdade, 2001.

_______________. Políticas do corpo : elementos para uma história das práticas corporais / Denize Bernuzzi de Sant´Anna (Organização); tradução dos textos em francês Mariluce Moura. 2ª. edição. – São Paulo : Estação Liberdade, 2005.

SCRUTON, Roger. Beauty: a very short introduction. New York : Oxford University Press, 2011.

SILVA, C. V. Estética em perspectiva / organização Cíntia Vieira da Silva...[et al.]. – 1ª. ed. Rio de Janeiro : 7Letras, 2019.

VIGARELLO, Gerorges. História do corpo : 1. Da Renascença às luzes / Dirigido por Georges Vigarello, sob a co-direção de, Alain Corbin e Jean-Jacques Courtine; Tradução de Lúcia M. E. Orth ; revisão de tradução de Ephrahim Ferreira Alves. 5 ed. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2012.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Moraes, R. M. A. de. (2022). Do nu na pintura à pintura nua: Reflexões Iniciais. PARALAXE, 8(1). https://doi.org/10.23925/2318-9215.2021v8n1D2