A filosofia da imagem de si, do corpo social e político em Montaigne
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-9215.2021v8n1D1Palavras-chave:
Imagem de si, Corpo social, PolíticoResumo
Este artigo pretende analisar De la phisionomie a respeito da filosofia da subjetividade em Montaigne, especialmente a diversidade de fisionomias. O ensaísta utiliza o gênero literário essais na elaboração de seus escritos. O ensaio significa a tentativa de descrever na literatura a experiência vivida, de modo a exercitar a epoché. Com isso, a pessoa segue o ritmo de sua natureza caracterizada pela capacidade racional reflexiva sobre o próprio rosto na ótica da expressão do autorretrato. Nesse sentido, duas questões essenciais motivam o desenrolar desta discussão, a saber, primeira, como é a filosofia da imagem de si? Segunda, como se estrutura o corpo social e político na época montaigniana? A reflexão destas interpelações possibilitarão ver os desdobramentos acerca da tirania francesa no contexto montaigniano par iluminar o cenário sombrio hodierno marcado pelo negacionismo científico e pelo paradigma tecnocrático.
Referências
Referências
BIRCHAL, T. Montaigne e seus duplos: elementos para uma história da subjetividade. 2000. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
LA BOÉTIE, E. Discurso da servidão voluntária. 4 ed. São Paulo: Brasiliense, 2001.
LANGER, U. Amitié. In: DESAN, Ph. Dictionnaire de Michel de Montaigne. Paris: Classiques Garnier, 2016. p. 34-37.
MAGNIEN, M. Chapter 5 - La Boétie and Montaigne. Translated by Elisa Jones. In: DESAN, Ph. (Edited by). The Oxford Handbook of Montaigne. New York: Oxford University Press, 2016. p. 97-116.
MONTAIGNE, M. Essais. Paris: Gallimard, 1962.
MONTAIGNE, M. Os ensaios. Tradução Sérgio Milliet. São Paulo: Abril Cultural, 1984. (Os PENSADORES).
REGOSIN, R. The matter of my book Montaigne’s. Essais as the book of the self. Berkeley, Los Angeles, Londres: University of California Press, 1977.
STAROBINSKI, J. Montaigne em movimento. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
TOURNON, A. Montaigne, la glose et l’essai. Lyon: Preces Universitaires de Lyon, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cedo à revista Paralaxe os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro.