Performance de um corpo ao avesso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-9215.2021v8n1D7

Resumo

O presente artigo pretende abordar a ideia de dispêndio ligada à experiência artística.  Investigaremos os fundamentos da violência, dos interditos e da transgressão com base nas proposições filosóficas de Georges Bataille. Nesse sentido, tomamos como referência artística a obra do artista austríaco Hermann Nitsch, que resgata elementos mitológicos e religiosos de celebração e afirmação profunda da existência pela via da sublimação do sofrimento. Tal sublimação se daria no enfrentamento da morte através do caráter simbólico dos dispositivos de seu “Teatro das Orgias e Mistérios” (Das Orgien Mysterien Theater). 

PALAVRAS-CHAVES: dispêndio; performance; morte; erotismo.

Biografia do Autor

Emily Mayumi Takaesu, PUC-SP

Estudante de graduação de Crítica e Curadoria de Arte (PUC-SP)

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Takaesu, E. M. (2022). Performance de um corpo ao avesso. PARALAXE, 8(1). https://doi.org/10.23925/2318-9215.2021v8n1D7