Por um cinema perigoso

Pensamentos sobre a especificidade das relações de “O Filme por Vir”

Autores

  • Eduardo Henrique Annize Liron PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-9215.2023v9n1D16

Palavras-chave:

Yolanda Gloria Gamboa Muñoz, Raul Ruiz, O Filme por Vir, Cinema Experimental

Resumo

O artigo examina algumas implicações da provocação de Yolanda Gloria Gamboa Muñoz, que considera “o cinema experimental um caminho paralelo às análises filosóficas”. Apoiando-se no diálogo entre essa pensadora e o cineasta Raul Ruiz, especialmente sob a luz do curta-metragem experimental “O Filme por Vir”, propomos relacionar esses autores buscando diagnosticar os efeitos imprevistos decorrentes desta mistura alquímica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BULGÁKOV, Mikhail. O Mestre e Margarida. São Paulo: Editora 34, 2017.

FLUSSER, Vilém. A História do Diabo. São Paulo: Martins Fontes, 1965.

FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População. Curso dado no Collège de France. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

GAMBOA MUNÕZ, Yolanda Gloria. Três imagens da resistência em Foucault. in Poliética. São Paulo, v. 4, n. 2, pp. 90-114, 2016.

________. Deslocamentos contemporâneos da imaginação e das imagens. In: Poliética. São Paulo, v. 7, n. 2, pp. 143-159, 2019a.

________. Isócrates e Nietzsche: uma relação perigosa?. São Paulo: Paulus Editora, 2019b.

________. Klossowski: Um fantasma entre Nietzsche e Foucault? In: Princípios: Revista de Filosofia, Natal, v. 28, n. 57, set. - dez. 2021.

________. Teatro do presente: prática de uma anarquia radical?. In: (des)troços: revista de pensamento radical, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, p.e45917, jan./jun. 2023.

NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo. Tradução: Paulo César Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

______. Obras Incompletas. Tradução: Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

______. Aurora. Tradução: Mário D. Ferreira Santos, São Paulo: Vozes, 2008.

______. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Tradução de Paulo César Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

RUIZ, Raúl. Poética del cine. Chile, Editorial Sudamericana, 2000.

SCHWARCZ, Lilia. Lendo e agenciando imagens: o rei, a natureza e seus belos naturais. Sociologia e Antropologia, Rio de janeiro, v.04.02: 391 - 431, outubro, 2014.

SLOTERDIJK, Peter. No mesmo barco: Ensaio sobre a hiperpolítica. Tradução Claudia Cavalcanti, São Paulo: Estação Liberdade, 1999.

______. Regras para o Parque Humano: Uma resposta à carta de Heidegger sobre o humanismo. Tradução José Oscar de Almeida Marques, São Paulo: Estação Liberdade, 2000.

______. O Quinto "Evangelho" de Nietzsche: É possível melhorar a Boa Nova?. Tradução: Flávio Beno Siebeneichler, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2004.

VIRILIO, Paul. Guerra e Cinema. São Paulo: Boitempo, 2005.

VÍDEOS

GAMBOA MUNÕZ, Yolanda Gloria. La escritura como resistencia en M. Foucault. Youtube, 9 out. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JPNrw3pM_hk>. Acesso em 31 set. 2023.

FILMES

LE FILM À VENIR, Direção Raul Ruiz, França, Suíça, 1997 (9 minutos).

LE VENT DE L'EST, Direção Grupo Dziga Vertov, Alemanha Ocidental, frança e Itália, 1970 (95 minutos).

Downloads

Publicado

2024-07-28

Como Citar

Liron, E. H. A. (2024). Por um cinema perigoso: Pensamentos sobre a especificidade das relações de “O Filme por Vir”. PARALAXE, 9(1). https://doi.org/10.23925/2318-9215.2023v9n1D16