Caleidoscópios, choques e distanciamentos

Do palco ao cinema com Bertolt Brecht e Walter Benjamin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-9215.2023v9n1D6

Palavras-chave:

Cinema, Teatro Épico, Walter Benjamin, Choque, Bertolt Brecht

Resumo

Neste artigo procurou-se refletir sobre as possibilidades da arte como espaço de experimentação dialética no teatro, e principalmente no cinema, a partir da relação intelectual entre Bertolt Brecht e Walter Benjamin, que rendeu uma constelação de noções e conceitos dos quais nos valemos para apresentar as aproximações entre as concepções dos dois interlocutores sobre a arte e política. Discorremos sobre os principais procedimentos do teatro épico de Brecht e a leitura crítica de Benjamin, além de expor as possíveis consequências dessa influência para o pensamento deste último sobre as potencialidades do cinema como um novo campo estético capaz de ensinar as massas a restabelecer as regras do jogo com a técnica e com a natureza.

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Publicado

2024-07-28

Como Citar

Oliveira Dias, D. (2024). Caleidoscópios, choques e distanciamentos: Do palco ao cinema com Bertolt Brecht e Walter Benjamin. PARALAXE, 9(1). https://doi.org/10.23925/2318-9215.2023v9n1D6